Blog VERSADA IMÓVEIS

Imobiliária em Itapema

Por que as comidas típicas de Santa Catarina são ricas em sabores

Por que as comidas tpicas de Santa Catarina so ricas em sabores

Tainha assada, joelho de porco, ostras, cerveja, espaguete, torta de maçã. Você pode estar pensando agora: “que menu diferenciado”!
Afinal, esses pratos não têm muita relação entre si, não é mesmo? Exceto pelo fato de todos serem comidas típicas de Santa Catarina.
Não é só pelas belas praias que o estado de Santa Catarina é conhecido, mas também pela sua culinária rica e diversificada em sabores. Influenciada por diversas culturas europeias, que fizeram parte da colonização do estado, a gastronomia catarinense varia bastante dependendo da região em que você está.
Quer conhecer mais sobre essa história e descobrir por que a cozinha local é tão peculiar? Então, continue acompanhando o artigo!
Um pouco de história
Para entender por que Santa Catarina é esse verdadeiro celeiro de sabores, primeiro é preciso olhar para a história de colonização do estado. A comida é um reflexo direto de seu povo, que também é bastante diversificado.
Alemães, portugueses, açorianos, italianos, poloneses, ucranianos… Muitas são as culturas que participaram desse processo, e todas deram suas contribuições à culinária local.
Portugueses e açorianos
A primeira grande leva colonizadora de Santa Catarina se iniciou em meados do século 17, a partir de expedições portuguesas que incentivavam a ocupação dos açorianos no litoral do estado.
Não por acaso, essa região — principalmente no litoral norte, onde fica Itapema e Balneário Camboriú, por exemplo — é bastante conhecida por seus frutos do mar.
Tainha na brasa, sequência de camarão e lula à dorê são alguns dos pratos típicos dessa área. Entretanto, o maior destaque vai para as ostras produzidas por lá, sendo Florianópolis considerada a capital nacional da ostra.
Alemães
Já no século 19, foi a vez dos alemães, junto aos austríacos e poloneses, se estabelecerem no Vale do Itajaí e arredores, formando o que hoje é chamado de “Vale Europeu”.
Lá é possível encontrar uma forte influência alemã na culinária, representada por pratos típicos como o kassler (chuleta de porco), o eisbein (joelho de porco) e o apfelstrudel (folhado de maçã).
Italianos
A última grande leva de imigrantes foi a de italianos, que se estabeleceu principalmente ao sul do estado. No planalto serrano, uma das regiões mais frias do país, a cultura italiana pode ser notada de maneira evidente na gastronomia.
Espaguete, sopa de agnolini, lasanha, vinho e polenta são alguns dos pratos típicos que podem ser encontrados por lá.
A variada culinária catarinense
Como foi possível perceber, o estado de Santa Catarina tem uma cultura bastante diversificada. E isso, claro, se reflete em sua gastronomia — por isso o fato de terem uma culinária tão rica.
Outro motivo é sua geografia, que favorece diversos tipos de criações naturais. O litoral tem condições excelentes para a criação de ostras e de frutos do mar. Já no interior, as produções de aves e porcos são grandes destaques nacionais.
Sendo assim, conheça alguns dos principais pratos típicos que você pode encontrar por lá, feitos a partir do melhor que o estado tem a oferecer:
Streuselkuchen (cuca)
Esse é o nome em alemão para o que chamamos de cuca. O prato consiste em uma massa doce fermentada, coberta por uma farofa doce, que leva diversos tipos de recheios. Tradicionalmente pode ser de creme, frutas vermelhas ou, na adaptação brasileira, de banana.
Eisbein (joelho de porco)
Essa é outra receita clássica da cultura alemã. O joelho de porco figura em diversas receitas, mas tradicionalmente é assado e servido acompanhado de chucrute. Além disso, o prato pede uma cerveja para harmonizar o sabor forte da carne.
Espaguete à bolonhesa
Essa é uma receita italiana clássica, já muito difundida no Brasil, mas que ainda é preparada de forma tradicional em diversas cantinas italianas espalhadas por Santa Catarina.
Polenta
É um cozido feito de água e fubá, que pode substituir o pão ou o macarrão. Foi criado pelos Italianos do norte do país e introduzido no Brasil pelos imigrantes. Em sua versão abrasileirada, também é servido frito.
Ostra gratinada
A ostra é um dos carros-chefe da culinária local do litoral norte de Santa Catarina, sendo essa região a maior especialista na iguaria no Brasil. Ela pode ser preparada das mais diversas formas, mas a receita gratinada costuma ser preferência.
Caldeirada
A caldeirada é um excelente prato para quem gosta de frutos do mar. Sua base é composta por diversos peixes e frutos do mar com os mais diferentes temperos.
Festas tradicionais
Conheça algumas das festas tradicionais de Santa Catarina, onde é possível encontrar o melhor da culinária local, além de música e atrações culturais:
Oktoberfest
Essa é a maior festa brasileira sobre a cultura alemã — e todo ano atrai para Blumenau mais de meio milhão de pessoas do Brasil e de países vizinhos. Ela acontece em outubro e celebra as tradições e os costumes alemães, o que inclui muita cerveja.
Logo, esse é o evento perfeito para quem não dispensa uma cerveja de qualidade, pratos típicos alemães, muita dança e diversão.
Festa do Pinhão
A festa, que começou como uma mostra de campo na década de 80 na cidade de Lages (serra catarinense), já se tornou um dos eventos mais tradicionais do calendário catarinense.
Atrações culturais, como shows de grandes nomes da música brasileira e também representantes do sertanejo tradicional, agitam os participantes. Além disso, há diversas opções gastronômicas com salgados e doces típicos, como a paçoca de pinhão.
Fenaostra
A Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana em Florianópolis, traz diversas opções culturais, como shows e feiras de artesanato, mas foca mesmo na gastronomia.
Lá, será possível encontrar as mais diversas receitas feitas a partir da ostra — desde ostra gratinada até waffle de ostra. Trata-se de um verdadeiro prato cheio para os fãs do molusco.
Marejada
A Marejada em Itajaí é uma festa popular que celebra a cultura e o folclore português. Seu nome vem do apelido que os pescadores deram ao subir e descer das marés.
Assim, nem é preciso dizer que a gastronomia do evento é totalmente baseada em frutos do mar, não é verdade? A festa costuma acontecer em novembro, na cidade de Itajaí.
Conseguiu aprender um pouco mais sobre as comidas típicas de Santa Catarina?
Achou que ficou faltando algo? Deixe um comentário e conte suas percepções!





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.