Blog VERSADA IMÓVEIS

Imobiliária em Itapema

Segurança em casa: o que fazer nas férias de julho

Segurana em casa: o que fazer nas frias de julho

Quem não se alegra só de pensar nas férias naquela casa de praia feita sob medida para você e sua família? Contudo, para desfrutar desse oásis junto da família e dos amigos, é preciso dar folga também às preocupações. Sendo assim, que tal, além das férias na praia, planejar também a segurança em casa?
Afinal, proteger a sua residência fará toda a diferença! Só assim todos viajarão tranquilos por deixar o patrimônio da família seguro. Feito isso, é só aproveitar as maravilhas do litoral, sem surpresas desagradáveis.
Com o propósito de ajudá-lo a curtir as férias em paz, listamos 7 dicas de segurança em casa. Confira!
1. Invista em um seguro residencial
Estude a possibilidade da contratação de um seguro contra roubos e outros danos, como incêndio e inundações.
As seguradoras geralmente agregam ainda alguns serviços de manutenção nas apólices. Esses trabalhos conservarão a funcionalidade e a boa aparência de sua casa por mais tempo.
O custo-benefício dessa providência costuma ser favorável. Vale à pena resguardar a sua residência, afinal, o imóvel é um investimento que tende a valorizar cada vez mais.
2. Evite divulgar a sua viagem para estranhos
Muita gente faz postagens sobre a viagem em redes sociais. Os bandidos sabem disso e ficam atentos a essas divulgações. Portanto, é importante que somente pessoas conhecidas tomem conhecimento desse evento.
Seja discreto ao colocar malas, guarda-sóis e cadeiras de praia no carro. Esse movimento pode chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas. É fato que elas estão sempre à espera de oportunidades para agirem.
Dito isso, sempre que possível, procure manter a porta da garagem fechada enquanto ajeita a bagagem no carro. Antes de sair, observe as redondezas da casa para detectar alguma movimentação suspeita.
3. Deixe as chaves com uma pessoa de sua confiança
Mesmo com todos os cuidados, pode surgir algum imprevisto que leve à necessidade de alguém entrar na residência. Por isso, é aconselhável deixar as chaves com uma pessoa de confiança da família, para algum eventual caso de emergência.
Além disso, é bom que a casa seja aberta com frequência. Isso porque a presença de pessoas na residência poderá afastar um suposto invasor — sem contar que o recinto se manterá arejado e saudável.
Se você tem cães, pode deixá-los soltos e pedir a um conhecido para cuidar deles. Mesmo que esses animais sejam mansos, a simples presença de cachorros intimida possíveis ladrões.
4. Aposte na tecnologia
Atualmente, são oferecidos vários sistemas de segurança automatizados. Algumas empresas especializadas podem instalar câmeras monitoradas. Outras medidas, como sensores de presença e tranca eletrônica, também são bem indicadas.
Entretanto, para garantir a eficácia desse sistema, é importante que poucas pessoas saibam dessas providências de monitoramento.
Nunca deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso demonstra a ausência prolongada do morador. Uma ótima dica é a instalação de um sistema de sensores fotoelétricos, cujas lâmpadas acendem à noite e apagam quando amanhece o dia.
5. Suspenda a entrega de jornais e revistas
Nos meses de férias escolares, a incidência de assaltos aumenta muito, pois muitas pessoas aproveitam para viajar. Por esse motivo, é preciso evitar situações que indiquem a saída dos moradores.
Sendo assim, estude a possibilidade de suspensão da entrega de jornais e revistas durante o tempo de ausência, evitando o acúmulo desses itens na caixa de correios.
Você pode também pedir a algum vizinho que recolha as suas correspondências, antes que elas se acumulem.
6. Desligue os aparelhos elétricos, gás e água
Antes de viajar, é necessário retirar os aparelhos eletroeletrônicos da tomada, a fim de evitar danos a esses produtos. Uma chuva forte com raios ou um aumento inesperado da corrente elétrica podem causar um grande prejuízo.
Um vazamento de gás pode gerar explosões, com risco de destruição do prédio. Por isso, é imprescindível o desligamento do sistema de gás da casa.
Lembre-se de fechar bem as torneiras e os registros hidráulicos, a fim de evitar vazamentos e infiltrações. Uma boa revisão no telhado pode prevenir inundações por temporais.
7. Revise as trancas das entradas do imóvel
As fechaduras de portões e portas que dão acesso ao imóvel devem ser reforçadas e seguras. Para isso, é recomendada uma manutenção criteriosa nesses itens, com o propósito de evitar ou dificultar a entrada de estranhos.
A instalação de trancas eletrônicas, com abertura por código de segurança, também é uma forma eficiente e prática de evitar a invasão da casa.
Se você mora em apartamento, deve comunicar a sua viagem aos porteiros e seguranças do condomínio. Eles devem ser orientados a impedir a entrada de qualquer prestador de serviços e pessoas não autorizadas em sua residência durante esse período.
Além desses cuidados, é importante conhecer o perfil do lugar onde você mora — quais são os horários mais perigosos; onde acontece a maioria das ocorrências violentas; qual é o fluxo de carros em sua rua — esses dados podem ajudar na hora de providenciar as melhores formas de proteção para o seu domicílio.
Uma boa interação entre vizinhos também ajuda a potencializar a segurança de casas, ruas e quadras. Aposte nessa parceria e todos sairão ganhando. Afinal, morar num lugar seguro é tudo de bom!
Enfim, possuir uma casa é a realização de um sonho, que merece toda atenção e cuidado. Afinal de contas, quem não deseja encontrar tudo bem cuidado e seguro sempre que voltar para casa?
Agora que você já sabe como cuidar e resguardar sua moradia, você pode focar na programação de férias. Existe coisa melhor do que se divertir na companhia das pessoas que você ama? E já pensou que chique poder convidar os amigos a curtirem contigo um merecido e despreocupado descanso na sua casa de praia? Eles acharão o máximo!
Lembre-se sempre de que investir na segurança em casa é, com certeza, uma ótima maneira de incrementar a sua qualidade de vida e garantir mais tranquilidade para você e sua família.
E aí, para onde você viajará nessas férias? Tomou todas as medidas de segurança? Compartilhe com a gente, deixando o seu comentário no post!





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.